Hoje vamos falar de um dos mitos mais comentados nos dias atuais: o risco de desenvolver trombose usando anticoncepcionais!
Hoje temos fácil acesso aos anticoncepcionais orais (ACHO), por outro lado , precisamos ter muito cuidado ao prescrever esses medicamentos, devido às suas consequências, que podem ser fatais para o usuário, se não forem adequadamente indicados.
A composição do ACHO é basicamente estrogênio e progesterona, o estrogênio, principalmente, altera a coagulação sanguínea, favorecendo, portanto, a formação de coágulos. Estes, podem se formar em artérias ou veias e se desprenderem atingindo órgãos nobres, como pulmão (causando a embolia pulmonar) e cérebro (causando o AVC isquêmico).
Importante falar que os riscos para este evento acontecer são baixos, mais frequentes em pacientes com fatores de risco associados.
Esses favores de riscos podem ser:
– Diabetes
– Obesidade
– Trombofilias (doenças genéticas que aumentam o risco de trombose)
– Problemas cardiovasculares
– Histórico familiar
– Tabagismo (mulheres fumantes não devem usar ACHO por ter um aumento expressivo do risco de desenvolver trombose
Alguns cuidados q devemos ter para evitar a trombose:
– sempre consultar seu ginecologista antes de iniciar o uso de ACHO; hoje temos exames disponíveis para detecção de trombofilias ; além disso, o médico especialista irá , durante a consulta coletar dados da sua história clinica que podem interferir no uso do mesmo. E, mais importante, hoje temos métodos anticoncepcionais que não aumentam o risco de trombose, como diu e implantes subdérmicos , com outros tipos de hormônios menos nocivos.
– Praticar esportes e ter uma dieta controlada; além de prevenir a trombose também previne outras doenças e nos ajuda a ter uma vida melhor.
Se cuide!
Leave a Comment